TREINO COM
ELECTROESTIMULAÇÃO MUSCULAR
INTEGRAL - EMS
(SÓ 20 MINUTOS)

A Electroestimulação Muscular (EMS) como novo método de treino é cada vez mais falada e está mesmo nas "Bocas do Mundo".

Apesar da EMS ser considerada, atualmente, um novo e inovador método de treino, a electroestimulação muscular é utilizada desde a segunda metade do século passado, quando surgiram os primeiros estudos científicos relevantes, comprovando o aumento de força (cerca de 40%) em humanos através do uso de electroestimulação muscular.

O termo que sempre esteve associado à Fisioterapia e Reabilitação, seja no tratamento de lesões ou na recuperação muscular, surge como alternativa ou complemento ao treino convencional ao mesmo tempo que mantém a função pela qual é mais conhecido . Mas afinal em que consiste este novo conceito de treino e recuperação muscular?

Electromyostimulation Whole Body (EMS-WB), em português Electroestimulação Muscular Integral, consiste num treino/sessão intensa que combina: a contracção voluntária, através da realização de exercícios específicos e dinâmicos, com a contracção provocada pela electroestimulação que activa os principais grupos musculares em simultâneo.

É esta combinação que distingue a EMS-WB que a MUUVE® utiliza, dos outros tipos de electroestimulação (local e passiva, por exemplo), uma vez que conciliando o exercício à electroestimulação consegue-se num treino de apenas 20 minutos trabalhar mais de 300 músculos, com 100% de activação de fibras musculares. Esta activação é conseguida através dos eléctrodos que são colocados nos principais grupos musculares, enquanto simultaneamente se realiza o treino/sessão, composto por exercícios específicos de acordo com o programa e objetivos de cada sessão.

 

Institute of Medical Physics (IMP), Friedrich-Alexander University Erlangen-Nuremberg

WHOLE-BODY ELECTROMYOSTIMULATION AS A TOPIC OF SCIENTIFIC RESEARCH

COMO FUNCIONA?

A tecnologia usada na EMS imita o princípio natural da contracção muscular, que é o resultado da interacção entre o cérebro, o sistema nervoso central e o tecido muscular.

No treino convencional, os músculos são controlados por impulsos eléctricos enviados pelo sistema nervoso central. Na EMS, os músculos reagem aos impulsos eléctricos enviados pelos eléctrodos. Na verdade, a EMS não estimula directamente o músculo, mas indirectamente através das estruturas neurais, uma vez que as membranas dos axones são mais sensíveis do que a membrana das fibras musculares. Desta forma, o músculo não sabe se o estímulo é externo, ou enviado pelo cérebro, reagindo sempre da mesma forma: com contracção muscular.

 
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É UM TREINO SEGURO?

É totalmente seguro. Os impulsos de baixa frequência usados no treino com EMS estimulam unicamente os nervos e os músculos da musculatura esquelética estriada. Além disso, o estímulo é personalizado de forma a garantir um ajuste adequado às características individuais do praticante. A sensação da electroestimulação deverá ser a mesma de uma contracção muscular em esforço.

Logicamente que, quando se fala em segurança, é obrigatório realçar que todos os treinos deverão ser ministrados por um profissional especializado no treino com EMS, garantindo a segurança do praticante sempre em primeiro plano. 

PORQUÊ TREINOS DE APENAS 20 MINUTOS POR SEMANA?

O treino com EMS engloba mais de 300 músculos, ou seja, o equivalente a 90% dos músculos são trabalhados em simultâneo, incluindo agonistas e antagonistas. Para além disso, as contracções musculares são de melhor qualidade já que o trabalho é mais intenso e mais profundo, pois activa também uma maior quantidade de fibras musculares.

Considerando que se trata de um treino que leva a um aumento significativo do metabolismo, uma vez que são exercitados um grande volume de músculos em simultâneo, considerando ainda, a intensidade, o gasto calórico (durante e após o exercício) e a eficiência do treino, os treinos de 20 minutos com EMS podem ser equiparados a aproximadamente 3 treinos convencionais. Pelo que, após vários estudos científicos apurou-se que 20 minutos são o tempo ideal para levar a um melhor equilíbrio e resultado.

Por outro lado, e tendo como base o referido acima, é importante realçar que o tempo de repouso entre sessões de treino deverá de ser de 7 dias para todos os iniciantes no treino com EMS, incluindo atletas ou indivíduos altamente treinados.

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QUEM PODE TREINAR COM EMS?

Está cientificamente provado que o treino com EMS pode ser eficaz para pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de aptidão física e não apenas para atletas. Aliás, como se trata de um treino sem cargas externas e sem impacto articular, não sobrecarrega as articulações permitindo trabalhar os músculos de uma parte do corpo lesada de forma eficiente, podendo ser praticado inclusive por pessoas com patologias e limitações articulares e/ou musculares como hérnicas discais, próteses das ancas, recuperação cirurgicas, pós parto, etc.

QUE TIPO DE RESULTADOS PODE CONSEGUIR?

Estudos científicos comprovam que, dependendo dos objetivos e do seu Programa de Treino, pode alcançar os seguintes resultados: Aumento da Força, Resistência e Velocidade; diminuição da Massa Gorda e Celulite; Hipertrofia e Tonificação muscular; redução de Dores de Costas; diminuição e desaparecimento de Incontinência Urinária, entre outros.

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